ATENÇÃO

TODAS AS ATIVIDADES POSTADA NESTE BLOG NÃO SÃO DA MINHA AUTORIA. ELAS FORAM RETIRADAS DE VÁRIAS FONTES, TANTO NA INTERNET, QUANTO EM LIVROS. CASO FOREM ENCONTRADAS AQUI, ALGUMAS ATIVIDADE DE SUA AUTORIA, FICARIA IMENSAMENTE FELIZ EM DAR OS DEVIDOS CRÉDITOS. É SÓ DEIXAR UM RECADINHO EM UM DOS LINKS DE COMENTÁRIO. ABRAÇOS! TIA SUELLE

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Sequencia didática DIA DA ARVORE

Escola Municipal Sebastião Constantino Dantas Professoras: Suelle Rodrigues e Ana Paula Séries: 1º,2º e 3º ano Do dia 14/09 á 22/09 Sequência Didática Tema: Árvore, precisamos de você! Disciplinas: Português, Matemática, Ciências Área de conhecimento: Leitura, interpretação de texto, produção textual, números e operações, medidas e grandezas. Conteúdos: pontuação, acentuação, quantidade, sequência numéricas, as 4 operações, as partes da árvore. Direitos de aprendizagem: • Antecipar sentidos e ativar conhecimentos prévios relativos aos textos a serem lidos pelo professor ou pelas outras crianças. • Ler em voz alta, com fluência, em diferentes situações. • Gerar e organizar o conteúdo textual, estruturando os períodos e utilizando recursos coesivos para articular ideias e fatos. • Participar de interações orais em sala de aula, questionando, sugerindo, argumentando os turnos da fala. • Pontuar texto • Segmentar palavra em textos. • Usar diferentes tipos de letras em situações da escrita de palavras e textos. • Elaborar e resolver problemas de estruturas aditivas e multiplicativas utilizando estratégias próprias como desenhos, decomposições numéricas e palavras. Desenvolvimento: 1º Momento: apresentar 2 gravuras (desmatamento/paisagem natural), assim inicia-se uma conversa sobre o que eles acham sobre as mesmas, em seguida o mediador fala da importância da preservação da árvore na natureza. Leitura do livro “A Árvore Generosa” (acervo Pnaic) e pedir para as crianças ilustrar a historia através de desenho. 2º Momento: fazer um questionamento e ao mesmo tempo uma lista de arvore frutíferas existente na nossa região, fazer fichas com as palavras ditas pelo aluno e em seguida o mediador colocar algumas que não fazem parte da nossa região e pedir para eles leiam e fixem no cartaz. 3º Momento: apresentar o cartaz com as partes que forma a árvore e falar da sua importância, depois de compreendido, pedir para as crianças transcrever para o caderno e produzir (do seu jeito) para que serve cada parte. 4º Momento: fazer um questionamento dos alimentos que a planta nos oferece, confeccionar um cartaz com recortes dos alimentos e na sequência atividade no caderno (em anexo). 5º Momento: iniciar a aula com um texto, após leitura fazer interpretação oral e atividade (em anexo), utilizando o tapetinho iremos resolver os fatos matemáticos. 6º Momento: colocar na lousa uma leitura informativa “A árvore”, pedir que copie e leiam, logo após interpretação do texto. 7º Momento: apresentar a musica “Herdeiros do Futuro”, fazer leitura, interpretação oral, cantar e através da musica fatiada fazer a ilustração através de desenhos (expor do pátio) 8º Momento: revisar todas as atividades anteriores. 9º Momento: confeccionar uma árvore com material reciclado. Avaliação: de forma contínua, através da participação interação das crianças.